terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Agradecimentos a todas os cuidadores que trabalharam durante o período das festas.


Sabemos que trabalhar em períodos de festas e feriados longos é abrir mão de momentos valiosos. Os cuidadores são assim. Tem o perfil de pessoas generosas, simpáticas, educadas. São treinados para atuarem com competencia nas áreas que envolvem emoções, respeito ao próximo e, principalmente, honestidade nos serviços que devem prestar.

Divididos em categorias que seguem os limites para cuidadores básicos e os distinguem dos cuidadores técnicos e até mesmo os cuidadores de nível superior, todos tem em comum a capacidade de conviver, de se relacionar e, sobretudo, respeitar.

Agradecemos a todas as famílias que foram atendidas pela Fundação Jaqueira durante o Natal e durante o Ano Novo.

Mas queremos ofertar o nosso abraço as famílias que sofreram perdas neste período. Queremos levar o nosso conforto as famílias que de um momento para outro perderam pessoas amadas e sentem enorme falta.

Também mandarmos o nosso abraço para todas as famílias que enfrentaram a busca de hospitais para internar os seus idosos.

Quantos cuidadores também passaram por problemas semelhantes em suas próprias famílias.Passaram por momentos em que foram necessárias hospitalizações.

Quantos cuidadores devidamente contratados se surpreenderam com a informação de que os pacientes aos quais iriam atender foram internados em UTI e que até este momento continuam internados.

É assim a vida dos cuidadores. É assim a vida dos idosos. Ninguém deve buscar esta profissão se não houver vocação. Saber que pode estar com um paciente e que pode perder este paciente é uma realidade para todos os profissionais de saúde.

Mas lembremos aqui que os cuidadores para idosos ainda estão na categoria de empregados domésticos.

Por isto, a Fundação Jaqueira vem lutando de maneira concreta para que estes cuidadores passem para a categoria de profissionais de saúde. Foi assim que conseguimos em 2010 que o deputado Álvaro Gomes apresentasse ao presidente Lula um projeto de lei.Temos certeza que a presidenta Dilma será sensível ao solicitado.

A Fundação Jaqueira já qualificou mais de mil cuidadores, sempre contando com a ajuda de instituições como a Igreja católica.

Ser cuidador é ser paciente, calmo, tranquilo. É saber agir conforme o momento. É saber medir as palavras e o significado delas.

Deve saber respeitar a instituição onde está sendo qualificado, deve saber respeitar os dirigentes da instituição. Qualquer demonstração de desequilibrio emocional, mental e social afasta o aluno da condição de cuidador.

Quero homenagear a todas e todos os alunos que fizeram de suas vidas um exemplo de dedicação ao próximo, ao semelhante. Que atuam não somente pelo justo dinheiro que recebem mas porque são capazes de compreender e respeitar o próximo.

É por isto que temos enorme satisfação do alto índice de empregabilidade que alcançamos.É pelo fato de trabalharmos com honestidade, seriedade e respeito ao nome. Por isto recebemos moções de aplausos de Congresso, de Assembléia e de Câmara.

Por tudo isto, é que devemos lembrar que a Fundação Jaqueira integrou a Delegação Brasileira junto a ONU em 2010. E que a presidente da Fundação Jaqueira, Vera Mattos, também foi membro oficial da mesma Delegação brasileira junto a ONU.

Lembremos aqui também que a Fundação Jaqueira tem a sua presidente como dirigente do Fórum de Mulheres do Mercosul- Capítulo Brasil. Vera Mattos também integra o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e é dirigente da Rede Risco Mulher Brasil.

Queremos agradecer a toda a Diretoria da Fundação Jaqueira que trabalha como rede tentacular. Agradecer a todos os parceiros e parceiras.

Continuemos juntos e juntas em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Fundação Jaqueira agradece a sua visita.
Deixe sua mensagem.