quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Inscrições abertas para curso Cuidadores Idosos dia 18 de agosto 2010.

Desta feita, o curso será na Igreja da Graça, Largo da Graça.
Serão cinco encontro, sempre às quartas, das 8h até 11h.

Valor da taxa:R$120,00 (Cento e vinte reais)
Pagamento através de depósito ou boleto bancário.

Exigência:segundo grau completo.

Documentos: cópias de RG, CPF, Comprovante de residência, duas fotos 3x4 e antecedentes criminais
.

Para pagamento com Boleto Bancário: Solicitar boleto na Rua Recife 115,Instituto Quatro Estações, Jardim Brasil, Barra.Pagar em casa lotérica.

Para pagamento através de casa lotérica:

Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos
Caixa Economica Federal
Ag. 2211
conta: 888.2
operação 003 (conta corrente)

Guarde o comprovante pois será trocado pelo recibo da Fundação Jaqueira.


O programa do curso está de acordo com as normas para qualificação do profissional.

71 3011 1188 , 71 8268 5597
71 9619 6129

A Fundação Jaqueira atende milhares de pessoas na Bahia. Credibilidade e Confiança.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Manifesto Global pela Doença de Alzheimer


O Manifesto Global pela Doença de Alzheimer é uma iniciativa da Alzheimer Disease International (ADI) com o objetivo de elevar a consciência global para a necessidade de uma ação urgente e chamar a atenção dos governos e as partes interessadas para tornar a doença de Alzheimer e outras demências uma prioridade imediata da saúde mundial. A Carta foi lançado no Dia Mundial de Alzheimer 2008 (21 de setembro).

Para participar desta campanha, você deve ler o Manifesto abaixo traduzido.

Acessar o site www.globalcharter.org para ver o curta-metragem e assinar a petição on-line.

Em seguida à assinatura eletrônica, você receberá um e-mail. Por favor, confirme este e-mail, caso contrário a sua participação não será aceita!

ADI visa recolher mais de 10000 assinaturas e precisamos da sua ajuda para atingir este!


Manifesto Global pela Doença de Alzheimer

O Manifesto Global pela Doença de Alzheimer é uma iniciativa da Alzheimer Disease International (ADI) com o objetivo de elevar a consciência global para a necessidade de uma ação urgente e chamar a atenção dos governos e as partes interessadas para tornar a doença de Alzheimer e outras demências uma prioridade imediata da saúde mundial. A Carta foi lançado no Dia Mundial de Alzheimer 2008 (21 de setembro).

Para participar desta campanha, você deve:

Ler o Manifesto abaixo traduzido
Acessar o site www.globalcharter.org para ver o curta-metragem e assinar a petição on-line.
Em seguida à assinatura eletrônica, você receberá um e-mail. Por favor, confirme este e-mail, caso contrário a sua participação não será aceita!
ADI visa recolher mais de 10000 assinaturas e precisamos da sua ajuda para atingir este!



Manifesto Global pela Doença de Alzheimer
traduzido por Lilian Alicke

Estamos enfrentando uma emergência de saúde pública e cuidados sociais
e uma ação imediata se faz necessária!

A Doença de Alzheimer é a causa mais freqüente de demência – 60 a 70% dos casos. A Doença de Alzheimer e outras demências são doenças progressivas e degenerativas que atacam o cérebro. As demências afetam as habilidades das pessoas, criando um impacto em suas vidas e nas outras pessoas que as circundam, principalmente naquelas que cuidam delas no dia a dia.

Todos os anos, quatro milhões e seiscentos mil casos novos de demência são notificados no mundo: um caso novo a cada sete segundos. Está previsto que em 2050 haverá cem milhões de pessoas com demência no mundo. Nenhum país está preparado adequadamente para lidar com uma crise desta magnitude.

Falta de conscientização e de entendimento tem resultado em recursos insuficientes para resolver esta crise. No mundo inteiro, a atenção para este crescente problema tem sido tão pequena que a maioria das pessoas com demência continua a sofrer sem ajuda e sem esperança. Isto precisa mudar ! A qualidade de vida das pessoas com a Doença de Alzheimer e outras demências pode ser transformada. Freqüentemente as pessoas com demência, suas famílias e seus cuidadores não têm o apoio que precisam e merecem.

Nós, como Associação Brasileira de Alzheimer, membro da ADI – Alzheimer´s Disease International – que representa 77 países do mundo inteiro chamamos a atenção de todos os governos e empreendedores para uma ação imediata.

Dentro dos limites disponíveis nos diversos países, um plano de ação de onze pontos, consistente com as Declarações de Kyoto e Paris, deve ser implantado:

1. Fornecer ao público informação sobre os sintomas, tratamento e curso da Doença.
2. Promover conscientização e compreensão para reduzir o estigma.
3. Providenciar treinamento e equipamento para profissionais da saúde (incluindo assistentes sociais) e cuidadores familiares, para permitir atendimento precoce, diagnóstico e cuidados devidos para ter um tratamento adequado.
4. Fornecer acesso a serviços de atenção básica e média complexidade necessários às pessoas com demência.
5. Promover acesso a opções de cuidados a longo termo, priorizando a manutenção da independência, cuidados em casa e na comunidade, e apoio aos cuidadores familiares.
6. Garantir que ambientes de cuidados, incluindo hospitais e instituições de longa permanência, sejam lugares seguros para pessoas com demência.
7. Encorajar ao máximo as pessoas que vivem com a Doença a participar na vida de sua comunidade e nas decisões sobre seus cuidados.
8. Garantir um nível de vida adequado com relação à saúde, bem estar, alimentação, vestimenta, habitação e cuidados médicos para as pessoas com demência.
9. Prover uma estrutura legislativa que regule e proteja os direitos das pessoas com demência que não têm capacidade de administrar seu dia a dia.
10. Garantir financiamento para programas que promovam um maior entendimento de que o risco da Doença pode ser reduzido.
11. Priorizar a pesquisa da Doença de Alzheimer e outras demências.

A Doença de Alzheimer e outras formas de demência não são parte de um envelhecimento normal.
Prevenção é possível.
Cuidados podem melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência e suas famílias.
Pesquisas médicas devem continuar para melhorar os atuais tratamentos que já têm eficiência.
Seja positivo e adote soluções que vão ajudar milhões de pessoas hoje e amanhã.

Os seguintes seis princípios devem ser adotados para tornar a Doença de Alzheimer e outras demências uma prioridade global:

1. Promover a conscientização e o entendimento da Doença.
2. Respeitar os direitos humanos das pessoas com a Doença.
3. Reconhecer o papel importante das famílias e dos cuidadores.
4. Prover acesso à saúde e assistência social.
5. Ressaltar a importância de um tratamento adequado depois do diagnóstico.
6. Prover ações para prevenir a Doença, através de melhorias da saúde pública.

Setembro de 2008

www.abraz.org.br
www.alz.co.uk/parisdeclaration


Doença de Alzheimer: cuidados específicos.

Atenção aos sintomas

Dificuldades de memória que ultrapassem situações comuns a todas as idades podem ser sintomas da doença de Alzheimer. A doença neurológica acomete, principalmente, pessoas de terceira idade, gerando lapsos de memória e confusão mental. Ao atingir um estágio avançado, o paciente apresenta dificuldades para se locomover e realizar tarefas simples, como alimentar-se e vestir-se, passando a demandar cuidados especiais em tempo integral.

Compreensão da família

Os familiares têm um papel fundamental no diagnóstico correto da doença ao perceber as mudanças de comportamento e encaminhar o paciente a um geriatra, psiquiatra ou neurologista. Identificada a doença, eles assumem a importante função de cuidadores, podendo auxiliar em atividades cotidianas e no controle do tratamento. Com a terapia adequada e o apoio da família, é possível controlar os sintomas e proporcionar melhor qualidade de vida a todos.

Médico, família e pacientes juntos

O melhor tratamento para as doenças neurológicas e psiquiátricas é aquele realizado com apoio e compreensão dos familiares e amigos do paciente, além de acompanhamento médico especializado e regular. Entender os impactos sociais e psicológicos nos pacientes com algum transtorno é essencial para controlar a doença e traçar ações que contribuam com a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos. Para cuidar, é preciso vencer o preconceito.